Ser Jovem e não ser revolucionário e uma contradição genética.

"Ernesto Che Guevara"

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Propaganda Eleitoral: Poluição e Desenformação ao eleitor

Recebe o nome de poluição visual o excesso de elementos ligados à comunicação, como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, faixas, entre outros, dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços. Com o período eleitoral essa situação se agrava e com isso a população das cidades passou a reclamar dos excessivos artifícios políticos que estão sendo usados para chamar a atenção do eleitor.
Desde o dia 6 de julho, três meses antes da eleição, a Lei Federal nº 11.300 permitiu que candidatos usassem um arsenal de santinhos, folhetos, cartazes, banners, bandeiras, pinturas em muros, cavaletes e placas de até 4 metros quadrados para chamar a atenção dos eleitores.
A poluição visual pode ser vista em ruas e rotatórias das grandes avenidas. O excesso das propagandas se dá principalmente pelo número exagerado de cartazes colados em muros e paredes, também colaboram para poluir a cidade.
Muitos reclamam sobre a maciça divulgação de propagandas eleitorais, que acaba poluindo visualmente as cidades, atentando contra a qualidade de vida dos cidadãos.

Mesmo aqueles que não se insurgem, ainda que não se dêem conta disso, estão sendo prejudicados pela poluição visual, que, segundo pesquisas realizadas, constitui fator determinante do stress, gerando uma série de outras conseqüências no dia a dia das pessoas. 

É fato: a poluição visual deprecia a qualidade de vida!!!

Do outro lado da balança está a manutenção do regime democrático, que não pode prescindir dos meios de comunicação de massa para aproximar os eleitores dos candidatos. Na sociedade globalizada em que vivemos não mais tem lugar, ao menos como regra, a propaganda eleitoral boca a boca.
No entanto existem outros mecanismos que  pode resolver o problema da poluição visual e sonora e não impedir o Estado de Direito Democrático
Sabemos que quase 100% dos canditados utilizam cartazes, planfletos, placas, muros pintados apenas para massificar sua imagem e o seu numero aos cidadões.  Além dos carro de som que servem apenas para poluir e propangar suas musicas rimantes.
Umas vez que tal sistema adotado causa problemas a sociedade e não atinge o seu objetivo, que é informar ao eleitor suas proposta e ideias. Deveriamos criar leis que proibece  essa poluição, o que obrigaria os candidatos a criar meios mais saudaveis aos cidadões de saberem suas reais proposta.
Além dos programas eleitorais de rádio e tv, poderiam utilizar a internet e revistas com todo conteúdo de suas propostas. 


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