Ser Jovem e não ser revolucionário e uma contradição genética.

"Ernesto Che Guevara"

domingo, 19 de dezembro de 2010

PFEM: 20 anos de história na Polícia Militar

O grupo de 4.198 mulheres representa 12,7% do efetivo total de 33 mil policiais militares da Bahia
Cabelos escovados, Tatiana Aranha dos Santos, 33 anos, não esconde o desejo de ser mãe. Apesar dos anseios femininos, ela optou por uma profissão que muitos acreditam ser inviável para uma mulher, soldado da PM. Mas o preconceito não a intimida.

Todos os dias ela sai às ruas do Centro Histórico de Salvador com o objetivo de reprimir a criminalidade.
E consegue exercer a missão comlouvor, segundo seus comandantes. A soldado Aranhaéumadas4.198mulheres que compõem 12,7% dos 33 mil cargos da Polícia Militar (PM-BA) e este ano comemora os 20 anos das PFEMs na corporação.

O efetivo feminino no Estado pode parecer pequeno, mas é o maior do País em termos proporcionais. “Isso aqui é uma cachaça, amo o que eu faço”, admitiu.APFEM disse não sofrer preconceito entrecolegas,masreclamada contrapartida da sociedade.

“A população só acredita que nós mulheres somos capazes de defendê-la quando mostramos”, afirmou a soldado que estuda para se tornar sargento da Polícia Militar.

Pelo dever Na corporação há sete anos, Tatiana já trabalhou no Comércio, Terreiro de Jesus e Praça da Sé. “Participei de tiroteios e tive que lidar comos mais diferentes públicos.
Prostitutas, usuários de drogas e assaltantes”, dizia enquanto foi interrompida por uma chamada. “Precisam de mim na delegacia para falar no caso deumflagrante”, justificou o fim da entrevista Bahia é o Estado com maior policiais femininos do País, se comparada ao número de homens na corporação que é de cerca de 30 mil. As mulheres ganharamo direito de compor o quadro da PM, em1989,quando27sargentos e 78 soldados se integraram à corporação.

Até se consolidar, as mulheres tiveram que enfrentar uma longa trajetória. Em 7 de novembro de 1956 foi criada a primeira turma, que porém foi extinta em 1969. Somente 20 anos depois, em 10 de outubro de 1989, o Decreto Governamental de nº 2.509 criou a Companhia de Polícia Militar Feminina, que agora completa duas décadas.
Dificuldades No início não foi nada fácil, conta Elinalva da Silva Brito, 42, a sargento Elinalva. “Os nossos colegas não acreditavam.

Aos poucos fomos conquistando nossos espaços”, disse a PM com 19 anos de serviços prestados à instituição.
Aescolha profissional foi difícil depois que constituiu família, mas ela não desistiu do sonho.
“Corremos atrás. E hoje posso dizer que consegui ser policial e criar meus filhos”, afirmou a sargento que tem filhos de 20 e 16 anos.Oplantão 24 por 72 horas obrigou a PFEM a deixar os filhos muitas noites com as avós. “Depois as coisas ficaram mais tranquilas. Comecei a trabalhar interno. Isso não significa que não vá para a rua, Se precisar vou sim!”, advertiu.
Eva Cristina, 35, vai além.

“Muitos dizem que mulher e polícia não combinam. Não é verdade!”, finalizou.
“Participei de tiroteios e tive que lidar com os mais diferentes públicos” TATIANA ARANHA, soldado PFEM
As mulheres entraram para a PM em 1989, com 27 sargentos e 78 soldados 4.198é o total de mulheres que compõem o contingente da Polícia Feminina Militar e que já representam 12,7% dos 33 mil cargos da Polícia Militar (PM-BA)
Os colegas não acreditavam.
Aos poucos, conquistamos nosso espaço” ELINALVA BRITO, sargento PFEM

2 comentários:

  1. eu nivia regina sempre gostei de ser uma policial militar eu tenho;16 anos vou estudar pra conseguir ser uma;minha familia mao tem condisoes de mim bota no colegio militar eu moroem valente bahia.bjs sempre corra atras dos teus sohlos.thcu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens nivia corra atras dos teus solhos.

      Excluir