Ser Jovem e não ser revolucionário e uma contradição genética.

"Ernesto Che Guevara"

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hora de abrir a caixa-preta da dívida interna brasileira


O Jornal do Brasil traz o artigo “Hora de abrir a caixa-preta da dívida interna brasileira”, que repercute o Seminário Internacional “Alternativas de Enfrentamento à Crise”, realizado na semana passada. Diz o artigo:

“os palestrantes presentes deixaram bem claro: para evitar que a crise estrangeira se repita no Brasil no futuro, é preciso auditar a dívida interna do país. Na Europa, já há movimentos civis criando comitês de avaliação da dívida nos países mais prejudicados, como Grécia, Espanha e Portugal.”

Outros importantes veículos de comunicação também noticiaram o Seminário (ver repercussão na imprensa), sendo que o Portal “Carta Maior” traz artigo repercutindo a fala da Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli:

“Para Maria Lucia, o Estado brasileiro não pode continuar destinando tanto dinheiro ao pagamento de juros da dívida, enquanto políticas sociais, como saúde e educação, ressentem-se da falta de verba. A entidade organizou nos últimos dias um seminário em Brasília, para discutir a crise global e o endividamento brasileiro, com a participação de delegações estrangeiras. Ao final do encontro, foi divulgada uma carta que “repudia a continuada violação” da Constituição e cobra uma auditoria “urgente”.

O Portal “New Internationalist” traz o artigo “We Are all Greeks” (“Somos todos gregos”), mostrando que movimentos sociais de vários países europeus articulam uma frente única contra a crise da dívida, sendo que uma estratégia chave neste sentido é a auditoria:

“The people’s ‘debt audit’ movement, started in Greece and Ireland, is gathering pace, with similar initiatives starting in France and Portugal. These ‘citizen auditors’ are investigating: Who took out the public debts? What was the money used for? And who is the money owed to?

‘People working in public bodies are coming to us, anonymously, with carrier bags full of information,’ said one of the movement’s founders, Georgos Mitralias.

The idea is to identify the debts that are illegitimate (or ‘odious’), in that they were improperly obtained or misused, and have them cancelled outright. Some would argue that might apply to most of the debt.”

Traduzindo:

O movimento popular pela Auditoria da Dívida, iniciado na Grécia e na Irlanda, está ganhando ritmo, com iniciativas semelhantes começando na França e Portugal. Estes "auditores cidadãos” estão investigando: Quem tomou as dívidas públicas? Para onde foi o dinheiro? E a quem o dinheiro é devido?

"Pessoas que trabalham em órgãos públicos estão vindo para nós, de forma anônima, com sacolas cheias de informações", disse um dos fundadores do movimento, Georgos Mitralias.

A idéia é identificar as dívidas que são ilegítimas (ou 'odiosas'), na medida em que foram indevidamente feitas ou usurpadas, e então cancelá-las. Alguns poderiam argumentar que isso pode se aplicar à maior parte da dívida”.

Neste sentido, vários e importantes meios de comunicação de Portugal mostram que o movimento dos “indignados” defenderá, na manifestação mundial do dia 15, a bandeira da auditoria da dívida:

"Neste momento estamos a pagar algo que não sabemos de onde vem (...) nem a quem devemos", afirmou, numa entrevista à agência Lusa, Paula Gil, dirigente do Movimento Doze de Março (M12M), uma das quase 30 organizações que convocaram o desfile do próximo sábado na capital e noutras cidades do país.”




Hora de abrir a caixa-preta da dívida interna brasileira
Painel JB - 07/10 às 06h07 – Jorge Lourenço








Crise da dívida na Europa ressuscita cobrança de auditoria no Brasil
Carta Maior - 07/10/2011





We are all Greeks
New Internationalist - Posted by Vanessa Baird






Indignados/Portugal: Promotores da manifestação querem fazer auditoria popular à dívida pública
Portal MSN – Portugal - Lisboa, 08 out (Lusa)








Movimento 12 de Março reivindica “auditoria cidadã” à dívida
Esquerda.net – Portugal - Artigo | 8 Outubro, 2011 - 16:07






"Indignados" querem fazer auditoria popular à dívida pública
Jornal de Notícias - Portugal - 2011-10-08






Indignados querem auditoria popular à dívida
TVI – 24 – Portugal - 8- 10- 2011 10: 47





Caso não queira mais receber este boletim, envie mensagem para auditoriacidada@terra.com.br
Fonte: Auditoria Cidadã da Dívida

Nenhum comentário:

Postar um comentário